sexta-feira, 16 de novembro de 2012

AS ORIGENS DO DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS


AS ORIGENS DO DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

Guardarás a Festa da Sega, dos primeiros frutos do teu trabalho,
que houveres semeado no campo, e a Festa da Colheita, à saída do ano,
quando recolheres do campo o fruto de teu trabalho. Ex. 23. 16

Um grupo de ingleses da Igreja Separatista deixou a Inglaterra, em 1609, por causa da perseguição religiosa e fixou-se na Holanda. Neste pais, experimentavam uma maior tolerância religiosa. Contudo, não gostavam do estilo de vida, muitas vezes, liberal dos holandeses. Assim, decidiram partir para o Novo Mundo em 06 de setembro de 1620, em um navio chamado Mayflower. O primeiro inverno na nova terra, hoje os Estados Unidos, foi completamente devastador para os peregrinos. Dos 110 que haviam deixado a Inglaterra, menos de 50 sobreviveram à neve e ao frio. Aos poucos, os índios americanos ensinaram aos peregrinos técnicas de extração da seiva das árvores, pesca e plantio do milho. A colheita de outubro do ano seguinte foi abundante, garantindo aos peregrinos comida suficiente pra suportar o próximo inverno. Além disso, existia paz entre eles e seus vizinhos indígenas. Era tempo de celebrar, agradecer a Deus pela sobrevivência.

O governador dos peregrinos, William Bradford, proclamou um dia de Ação de Graças a ser celebrado pelos colonos e seus 90 vizinhos índios.

A partir da segunda metade do século 19, outros países começaram a observar o dia. Nos Estados  Unidos, Abraham Lincoln instituiu o Dia Nacional de Ações de Graças, cuja comemoração acontece, geralmente, na quarta quinta-feira de novembro.

Em 1949, foi votada e sancionada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra a lei Nº 781, que instituiu a última quinta-feira de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças no Brasil. Em 1966, a Lei nº 5.110 alterou a redação da Lei nº 781, passando o dia Nacional de Ação de Graças a ser comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro.



Prezados colegas
Com o objetivo de lembrar e colaborar, principalmente com as nossas SAFs, estou enviando este texto histórico, extraído do Brasil Presbiteriano de outubro de 2009, que se refere às origens do Dia Mundial de Ação de Graças, que é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro de cada ano. Este ano vai cair no dia 29.

Com abraços do Rev. Eliezer Bernardes


Divulgação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário